segunda-feira, 29 de março de 2010

Vergonha: 4,18 milhões de crianças e jovens fora da escola

Isso é um absurdo, uma vergonha!! Como pode um país de semi-analfabetos como o nosso ter esse número expressivo de crianças e jovens fora da escola? Posso estar sendo extremista, mas nada justifica uma criança fora da escola. Deveria realmente ser aplicado o ECA na parte que diz que toda criança tem direito a educação, e aí pegar esses pais irresponsaveis e punir mesmo!! Lugar de criança é na escola! Outra coisa que tem que mudar é a situação das escolas, vejam esse transporte escolar, isso é dignidade? Vejam a foto de uma escola que postei embaixo, que motivação as crianças e os professores terão? Cadê o governo que sai lá fora falando que aqui está uma maravilha... Cadê o primeiro mundo? Não seremos a maior economia do mundo?
A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, disse nesta segunda-feira (29) que 4,18 milhões de crianças de 4 a 17 anos estão fora da escola. Emenda Constitucional aprovada no final do ano passado tornou obrigatório o ensino a todos que estão nessa faixa etária, mas estados e municípios têm até 2016 para cumprirem a meta. Antes, o ensino era obrigatório para as idades entre 6 e 14 anos.

Segundo Maria do Pilar, 2% das crianças entre 7 e 14 anos estão fora da escola –cerca de 680 mil. De acordo com a secretária, há um esforço para colocá-las dentro da escola. “Estamos fazendo uma busca ativa [por essas crianças]”, afirmou. Entre 4 e 5 anos e 15 e 17 anos, há outros 3,5 milhões fora das salas de aula.
Qualidade

A secretária admitiu que a escola é pouco atrativa para os jovens. “Nossa escola é analógica para crianças e jovens digitais”, disse. “É preciso um projeto que dialogue bem com essa geração”, afirmou.
Para Maria do Pilar, o problema não é só falta de dinheiro ou mal gerenciamento das verbas –mas as duas coisas juntas. “Precisamos de mais verbas, de usá-las bem. Só elas [as verbas] também não vai resolver. Só 10% [de investimento] do PIB [Produto Interno Bruto] e formação de professores precária, não resolve. Se a escola não tem água, não resolve.”

Veja a matéria completa em
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1549982-5604,00-PAIS+TEM+MILHOES+DE+CRIANCAS+E+JOVENS+FORA+DA+ESCOLA+DIZ+MEC.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...