segunda-feira, 15 de março de 2010

Réplicas do Touro Bandido roubam a cena no 'Cow Parade'




As obras do artista Eduardo Srur questionam a arte internacional, pois não vê relação entre a vaca e a cidade de São Paulo. Com as réplicas do touro, ele tenta resgatar o imaginário nacional com o animal que se tornou lenda nacional.

"A vaca é passiva e domesticável, mas mesmo assim ela invade as ruas da cidade. O touro se apropria dela, pois faz parte de sua natureza indomável", disse Srur.

O protesto do artista não é o primeiro em relação ao Cow Parade. Em 2004, na cidade de Estocolmo, um grupo de artistas sequestrou uma vaca e pediu como resgate uma declaração assinada dos organizadores da exposição assumindo que não se tratava de um evento de arte.
Na semana passada, a prefeitura de São Paulo mandou retirar 20 vacas das ruas que representavam as marcas de seus patrocinadores. "Eram vacas publicitárias. Nessa história o papel do artista fica distorcido. Qualquer um que comprar uma vaca pode pintá-la e se tornar um artista? A vaca ficou estéril e o touro cria uma inseminação artística nela", declarou Srur.
As réplicas do Touro Bandido estão expostas na Av. Paulista e no cruzamento das Avenidas Faria Lima e Cidade Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...