segunda-feira, 29 de março de 2010

O amor é cego!

Li uma matéria super interessante sobre o amor, eu, como nunca amei, não sei como é, mas já me apaixonei, foi muito bom! A última vez foi na TW em Sampa.. Ai, bom demais!! Não sou tão insensível quanto dizem.. Ah, o que acharam do belo casal que escolhi de inspiração?
Pesquisa feita nos Estados Unidos indica que o amor é cego


Que a paixão e o amor deixam as pessoas sorrindo à toa e meio aéreas todo mundo sabe. Mas cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, descobriram que esse estado de graça pode ir muito além: o amor torna o cérebro humano incapaz de prestar atenção em pessoas bonitas. Sim, a paixão é mesmo capaz de “cegar”, deixando os olhos do apaixonado insensíveis aos encantos de terceiros.


Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores mediram a atenção de 113 homens e mulheres que foram expostos a várias fotos de pessoas, algumas reconhecidamente bonitas, outras nem tanto. Antes de olhar para as fotos, porém, parte dos voluntários teve de escrever um pequeno texto falando sobre o amor que sentia por seu parceiro, enquanto os demais fizeram uma redação sobre a felicidade de uma maneira geral.

Em seguida, com os olhos sendo monitorados por uma câmera e um computador, os participantes foram expostos às imagens. Aqueles que haviam escrito sobre o quanto gostavam de seus companheiros tendiam a ignorar as imagens das pessoas mais bonitas. “Seus olhos simplesmente não se fixavam sobre as fotos”, descreveu Maner no trabalho, ressaltando que essa rejeição só ocorreu com as imagens dos mais belos. Quando a foto era de uma pessoa de aparência comum, os apaixonados não desviavam o olhar.

Segundo os cientistas que trabalharam na experiência, essa reação ocorre porque, quando as pessoas pensam em amor, seu neocórtex (capa de neurônios que recobre os lóbulos frontais do cérebro) passa a repelir pessoas muito atraentes, que têm mais chances de fazer essas pessoas traírem seus parceiros. “Pessoas atraentes do sexo oposto evocaram respostas de autoproteção automáticas nos participantes que mantinham relacionamentos heterossexuais com compromisso”, afirmou Maner. Outra observação foi que, entre os homens, esse mecanismo antitraição foi quatro vezes mais forte do que nas mulheres.

Para o psicólogo Aílton Amélio da Silva, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relações amorosas, esse mecanismo detectado na pesquisa norte-americana é resultado do processo evolutivo e pode ter a função de ajudar os machos da espécie a se manterem monogâmicos. “Há muitos benefícios evolutivos em uma relação monogâmica, e o organismo leva isso em conta.” Um deles seria a manutenção da prole. De acordo com o psicólogo, a tarefa do casal não é apenas procriar, mas também criar os filhos. “A união do casal voltada somente para a procriação é coisa de quando o homem vivia da caça e da coleta de alimentos, e os descendentes demoravam cerca de 11 anos para se tornarem independentes. Com a evolução, a natureza criou mecanismos de manter o casal unido durante um bom tempo para cumprir a tarefa de manter essa prole.”

O pesquisador da USP explica também que o relacionamento amoroso depende de vários mecanismos que restringem a percepção humana. “Ao dedicarmos nossa atenção a uma pessoa com a qual estamos envolvidos, a percepção a respeito das outras pessoas fica prejudicada, diminuída.” É o fato de o apaixonado superestimar o amado e, com isso, imaginar que não conseguirá outra pessoa melhor. Porém, se não fosse essa percepção, toda relação seria muito instável. “A pessoa se envolveria com a outra e continuaria exposta a outros relacionamentos, pulando de galho em galho”, afirma Silva


Vida real

Saindo do laboratório e indo para a vida real, casais apaixonados endossam a conclusão dos cientistas. O microempresário Luiz Gustavo Prado, 30 anos, namora há dois a gestora comercial Kelly de Paula, 35. Para ele, se um homem estiver em um relacionamento com alguém que o completa, não há espaço para outra. “Quando você encontra uma pessoa em que confia, respeita e ama, o foco é ela. Você busca construir algo junto. Não há espaço para mais ninguém se você se sente completo.”

O servidor público Guilherme Silva Milagres, 29 anos, se prepara para casar em julho com a psicóloga Janaína Gomes Oliveira, 25. Ele relata que há uma cobrança muito grande em cima dos homens para ser uma espécie de garanhão e que, por isso, muitos acabam traindo a companheira. “Essa questão cultural aflige o homem. Ele pode não sentir vontade de trair, mas a pressão é tanta que acaba cedendo e, na maioria das vezes, se arrepende”, diz. “No meu caso, construí uma afeto tão grande por Janaína que não existe interferência, nem dos amigos, com essa questão.”

Essa pressão relatada por Guilherme faz parte do aspecto social e cultural de uma sociedade. Ela funciona como uma interface entre o psiquismo e o lado bioquímico. Dessa forma, o cérebro produz substâncias químicas coerentes com as vivências e percepções da pessoa. Segundo o psicólogo do Instituto Paulista de Sexualidade Oswaldo Rodrigues Júnior, o que leva o cérebro dos apaixonados a prestar menos atenção em pessoas bonitas depende de outros mecanismos psicológicos. “É o elemento humano que produz as condições químicas que se pode encontrar num cérebro em funcionamento”, define Rodrigues. Por isso, é possível encontrar pessoas em que o mecanismo descrito no estudo norte-americano não faça tanto efeito.


http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/03/28/cienciaesaude,i=182475/PESQUISA+FEITA+NOS+ESTADOS+UNIDOS+INDICA+QUE+O+AMOR+E+CEGO.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...