terça-feira, 16 de março de 2010

Geração Y

Geração Y não quer saber de trabalho duro, diz pesquisa


Eles dão muita importância a status e a um bom salário, mas não encaram o trabalho como algo importante em suas vidas. O emprego é apenas uma maneira de pagar as contas. Assim foi identificada a relação da Geração Y com o trabalho, segundo uma pesquisa publicada no Journal of Management, que comparou a relação com o trabalho em pessoas de três gerações diferentes. Mais de 16 mil norte-americanos foram pesquisados ao terminar o ensino fundamental, ou seja, todos sob a mesma condição, o momento de entrada no mercado de trabalho.
A Geração Y é formada por pessoas nascidas no fim dos anos 1980, na era da Internet e da informação. A anterior, dos nascida na década de 1970, são os da Geração X.
Além de querer desfrutar de status, e ter bons salários, membros da Geração Y também querem empregos que possibilitem muitas horas de lazer, muitos feriados e também ritmo de trabalho moderado. E não gostam de fazer hora extra.

Diferente da Geração X que fazia do trabalho algo central na vida, para os mais jovens trata-se apenas de um meio para pagar contas. A pesquisa ainda comparou o comportamento da Geração Y com os Baby Boomers, nascidos no período pós-segunda Guerra Mundial, no fim dos anos 1940 e 1950, cujas principais características são otimismo e prosperidade, cujo lema é viver para trabalhar.
Dinheiro
A pesquisa também identificou queda no número de pessoas que buscam um trabalho com sentido, já que o único retorno esperado é o dinheiro.
As referências sobre encontrar um trabalho que tenha impacto positivo na sociedade também não foram identificadas com mais ênfase nessa geração, aparecendo como valor constante entre pesquisados das gerações X e Baby Boomers. E pessoas da Geração Y também se preocupam menos em fazer amigos no ambiente de trabalho.
"Trabalhadores mais jovens entram agora no mercado com valores diferentes daqueles de 15 ou 30 anos atrás, o que deve afetar a maneira de recrutá-los. Os programas das empresas deverão focar em equilibrar trabalho e vida, relaxamento, lazer", disse a pesquisadora Jean M. Twenge, professora de Psicologia da Universidade de San Diego e autora do livro Generation Me (Geração Eu).
Outro levantamento feito pela Association of Graduate Recruiters com 211 recém-formados chegou até a classificá-los como "divas", que esperam que tudo caia de graça o seu colo. A pesquisa aponta que eles consideram ter o perfil ideal para o mercado, mas que para chefes e diretores suas posturas são não-realistas, autocentradas, instáveis e egoístas.
Será que existe a geração X/Y????

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...