quarta-feira, 17 de março de 2010

Após escândalo de pedofilia, papa promete carta a fiéis da Irlanda


O papa Bento 16 anunciou nesta quarta-feira que, em 19 de março, assinará e enviará a carta que prometeu aos fiéis católicos irlandeses, na qual indicará "claramente" as iniciativas adotadas para fazer frente às centenas de casos de abusos sexuais contra crianças envolvendo padres.

O anúncio foi feito diante das milhares de pessoas que foram à Praça de São Pedro do Vaticano para a audiência pública das quartas-feiras.
A Igreja Católica da Irlanda foi criticada por ocultar, segundo relatório de uma investigação oficial publicado em novembro passado, os abusos sexuais cometidos por padres da região de Dublin envolvendo centenas de crianças durante várias décadas.
O documento, de mais de 700 páginas, fala sobre a atitude da hierarquia católica no arcebispado de Dublin entre os anos 1975 a 2004. Acusa, principalmente, quatro arcebispos por não terem denunciado à polícia que sabiam dos abusos sexuais, cometidos a partir dos anos 60.
O pontífice lembrou que nesta quarta-feira é dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, e que gostaria de saudar de forma "muito especial" os fiéis e peregrinos desse país, cuja Igreja "se viu gravemente afetada pelos casos de abuso contra crianças".
"Como mostra da minha profunda preocupação, escrevi uma carta pastoral sobre esta dolorosa situação. Irei assiná-la no dia de São José [guardião da Sagrada Família] e a enviarei imediatamente depois. Peço a todos que a leiam com o coração aberto e espírito de fé", declarou o papa.
Bento 16 acrescentou que sua esperança é que a carta "ajude no processo de arrependimento, cura e renovação".
Desculpas
Também nesta quarta-feira, o chefe da Igreja Católica irlandesa, cardeal Sean Brady, pediu desculpas por não ter denunciado o comportamento de um sacerdote acusado de cometer pedofilia em meados dos anos 1970.
Recentemente, Brady assumiu publicamente que encobriu o reverendo Brendan Smyth, mas descartou renunciar a seu cargo por conta disso.
Bento 16 se reuniu nos últimos dias 15 e 16 de fevereiro com bispos irlandeses no Vaticano para discutir o escândalo e como recuperar a confiança dos fiéis.
Segundo afirmou nesta terça-feira o presidente da Pontifícia Academia pela Vida, Rino Fisichella, o papa está "determinado" a adotar novas medidas contra os membros da Igreja Católica da Irlanda envolvidos em casos de abuso sexual.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u708066.shtml


Tá mais que na hora de acabar essa hipocrisia né.. Deixem os padres casarem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...