quarta-feira, 17 de março de 2010

Pesquisa CNI/Ibope indica Serra com 35% e Dilma com 30% das intenções de votos

São Paulo – Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope, divulgada nesta quarta-feira (17/3), indicou que José Serra tem 35% da intenção de votos para presidente da República e Dilma Rousseff 30%. Na pesquisa anterior, realizada em dezembro do ano passado, Serra tinha 38% e Dilma 17% das intenções de votos. A diferença entre os dois principais candidatos caiu 16 pontos percentuais.

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) aparece com 11%, uma queda de dois pontos percentuais com relação à pesquisa anterior e a senadora Marina Silva (PV-AC) com 6%, o mesmo valor registrado na pesquisa anterior. Os votos brancos são 10% e aqueles que não sabem ainda em quem votar ou não quiseram responder são 8%. Foram entrevistadas 2002 pessoas em 140 municípios, no período de 6 a 10 de março, com perguntas que sugeriam nomes para os eleitores.

Na pesquisa espontânea, sem a sugestão de nomes, 42% dos entrevistados disseram não ter candidato. Nela o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 20% das intenções de voto, seguido por Dilma Rousseff com 14% e José Serra com 10%.

Quando se fez a pergunta substituindo José Serra pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff aparece em primeiro lugar com 34% das intenções de voto (na pesquisa anterior eram 20%), contra 21% de Ciro Gomes (que antes tinha 26%), 13% de Aécio Neves, 8% de Marina (ambos oscilando um ponto percentual com relação à pesquisa anterior). Os brancos e nulos são 14% e os que não sabem ou não responderam são 9%.

Ao se avaliar a rejeição o menor índice é o de José Serra, com 25%. Na pesquisa anterior esse número era de 29%. Já Dilma Rousseff tinha 41% de rejeição em dezembro e agora tem 27%. Ciro Gomes era rejeitado por 33% dos eleitores e agora tem 285 de rejeição. Marina Silva e Aécio Gomes aparecem com 31% de rejeição.

Entre os prováveis candidatos, o mais conhecido é José Serra, por 65% dos entrevistados. Dilma Rousseff é conhecida por 44%, na pesquisa feita há três meses era conhecida por 32% dos eleitores.

Segundo o diretor de operações da CNI, Rafael Lucchesi, a expansão de Dilma Rousseff se deve ao maior conhecimento que o eleitor tem da candidata e do fato de ela estar mais associada como candidata do presidente Lula. Entretanto, o fato de muitos terem respondido que desconhecem os candidatos não pode ser considerado surpresa.

“Na pesquisa espontânea (quando não se sugere nomes) a elevada margem de não definição de voto que foi de 42% não surpreende dado que o processo eleitoral ainda está no início. A construção da decisão do eleitor com relação ao seu voto vai se dar no período mais próximo da eleição quando se iniciar o processo de campanha eleitoral”.

Lucchesi reforçou que assim que os pré-candidatos assumirem de fato suas candidaturas o quadro eleitoral estará mais preciso e as pesquisas ganharão em objetividade. “Teremos um número menor de candidatos nas células de pesquisa estimulada e isso certamente vai se refletir melhor nas pesquisas futuras”.
Abre o olho minha gente... Ainda há tempo pra pensar heim... Acho que vou com a Marina para Pandora..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...