segunda-feira, 19 de abril de 2010

Todo dia, era dia de índio...


Dia do Índio.. Comemorar o quê?


Todo dia, era dia de índio... Mas agora eles só tem, o dia 19 de abril... Essa musiquinha da Baby já fez sucesso né, e é graças a ela que alguns não esquecem o dia do índio, comemorado hoje...

Reza a lenda que quando do descobrimento do Brasil, ao tentarem escravizar os índios, estes mostraram-se preguiçosos, impróprios para o trabalho, e em razão disso tiveram de importar os escravos africanos.

Quando estamos na escola, temos de entender o mundo pelos olhos dos historiadores, mas depois, começamos a ler coisas novas, questionar a história e por aí vai. Essa lenda que contei, com certeza não li nos livros de história, afinal não se enquadra no politicamente correto..

Mas, não é querendo promover intriga, é que, estava pensando esses dias e fazendo uma análise dos índios brasileiros e norte-americanos em face de outras civilizações americanas, como incas, mais e astecas.. E aí vi a grande diferença dos povos, anos luz de diferença...

Os índios eram exímios caçadores, pescadores, mas e aí, no que mais eles contribuíram para o progresso? Por favor, digam-me nos comentários. Minha intenção não é falar mal de ninguém, mas levantar questões que merecem ser debatidas, refletidas.

Outra questão que gostaria de comentar é que muitos índios hoje acabaram perdendo a sua essência, ora, deviam ter orgulho de sua raça, valorizar suas raízes, costumes, e ao contrario disso, incorporaram todos os costumes externos, negando sua própria cultura.

Por outro lado, parabenizo às tribos que tem desenvolvido um trabalho de conscientização ecológica junto aos turistas que ali vão, como tem acontecido na amazônia porque, além de levantarem recursos, estão contribuindo para a preservação da sua cultura e da natureza.

Iniciativas como essa estão de parabéns! Sucesso!!

4 comentários:

  1. Boa recordação da data e ótima crítica...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o blog. vou seguir!!!!

    Se puder dê uma moral no meu blog.
    http://www.danfigueira01.blogspot.com/
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...