terça-feira, 20 de abril de 2010

Brasilia 50 Anos

O que é aquilo no meio do nada? Uma miragem? Olha, é Brasília, a cidade-ilusão, cidade monumento que se tornou monumental, que respira modernidade, e que tem um céu de beleza singular. Brasília é um convite à fantasia, quem vem aqui conhece o avião, os palácios, o esplendor, mas não vê a dura realidade em que uma boa parte da população vive, sim, são duas realidades, diametralmente opostas, o luxo e o lixo, e uma delas é bem cruel.


A nova capital atraiu e tem atraído milhares de pessoas esperançosas de encontrar aqui o eldorado, porém, logo o sonho se torna pesadelo e vão se juntar a tantos outros sonhadores que se amontoam na periferia, muitas passando necessidade e sendo privadas do mínimo de dignidade, situação que se repete em tantas quantas outras metrópoles.


Brasília é como um bom comercial de um produto caro, abrilhanta os olhos de muitos mas o desfrutar é para poucos. A cidade das oportunidades, realmente dá oportunidade, mas para aqueles que estão devidamente preparados, que já tem uma formação, mas a grande massa, fica à mercê das boas oportunidades e do que a cidade oferece.


Cinema, teatro, parques, são luxos que, apesar de abundantes na bolha, não está acessível para todos os brasilienses. Brasília para os excluídos é como uma droga barata onde a satisfação é efêmera e logo você estará de volta à realidade.


O brasiliense é um caldeirão de cultura, idéias, uma mistura, não tem sotaque, não tem cor, não tem costumes próprios, está em uma busca incessante de si mesmo, de se achar, mas se acha o máximo. Tem orgulho de ser brasiliense mas não sabe o porquê nem o que isso significa.


Brasília, capital da esperança, dos sonhos, sonho que merece ser sonhado, buscado, vivido. Não é fácil, mas também não é impossível! Se torna realidade para poucos, mas é como diz o ditado “Eu sou brasileiro e não desisto nunca”!

4 comentários:

  1. Brasilia é um belo lugar. ja tive o prazer de conhecer.. Espero que nossos politicos tomem vergonha na cara e trabalhem mais por Brasilia e pelo Brasil como representantes do povo...

    ResponderExcluir
  2. a brasil é Brasil, Brasilia é Brasilia :~e o brasil é o culpado por Brasilia, #fato

    ResponderExcluir
  3. Adoraria conhecer a cidade!! :)
    Tirando os políticos corruptos, a cidade me agrada! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...