quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vamos tomar banho???

Você toma quantos banhos por dia? To sem entender como em alguns países eles tomam no máximo 1 banho por dia, e olhe lá... Que porqueira né...
Na Itália, França, Rússia, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, China, Índia e Japão as pessoas normalmente lavam de 31 a 37 vezes as mãos durante a semana, mais ou menos como o brasileiro (35,7 vezes). No banho, no entanto, nosso país não segue qualquer índice internacional. Enquanto os britânicos se banham no chuveiro 5,6 vezes por semana e os americanos, 7,4, os brasileiros dão um "banho" (com o perdão no trocadilho) nos hábitos estrangeiros. Por aqui, ligamos o chuveiro 19,8 vezes por semana. Só que quando o banho é com balde, essa taxa diminui para 2,5 vezes, enquanto que nos outros países ela nem existe – exceto pela China (0,5) e Índia (0,8). Já sabíamos que o brasileiro tomava bastante banho comparado ao europeu, mas não em relação a povos da Ásia. Os dados são de um estudo encomendado pela Reckitt Benckiser, indústria que fabrica produtos de higiene e cuidados pessoais. No total, 45 mil pessoas foram entrevistadas. No Brasil, os pesquisadores conversaram com 1.057 moradores de quatro capitais, no fim do ano passado.

Com as informações da pesquisa é possível fazer algumas constatações. Lavar as mãos 35 vezes na semana é pouco, se contarmos três refeições ao dia e pelo menos quatro idas ao banheiro diárias ( [3 + 4] x 7 = 49). Entre os brasileiros, 64% lavam as mãos de manhã, 53% antes ou depois das refeições, 46%, depois que chegam do trabalho ou escola, 40% depois de usarem transporte público e 9%, antes de alguma atividade religiosa. A hora do banho é majoritariamente pela manhã (88%), mas 42% tomam depois do trabalho ou escola, 45%, antes de dormir e, 25%, antes de passear


Entre os dados também é possível ver em quais países os habitantes preferem banhos relaxantes na banheira: na Rússia, a população é adepta a esse recurso 3,8 vezes por semana. Já na Alemanha, apenas 1,1 vez. No Brasil, 2,5 e, no Japão, onde o ofurô foi inventado, a população toma banho de banheira 8,5 vezes pode semana - o índice mais alto mostrado no estudo.
E na pia ou tanque? Brasileiros tomam banho nesses reservatórios de água 13,7 vezes por semana. A Itália vem em segundo lugar, com 11,5, e a China, por último, 1,1. O bidet, tão menosprezado pela arquitetura contemporânea, é lugar de banho para os italianos também. Nele, a população da Itália se banha 13,7 vezes na semana, ou seja, os moradores da península em formato de bota preferem a pia (11,5) ou o bidet (13,7) ao velho e bom chuveiro (6,1). Os indianos também são fãs dessa louça (8,9 banhos na semana), ao contrário de todos os outros países consultados.


http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI146532-15257,00.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...