quarta-feira, 30 de junho de 2010

Lave sua ecobag!!

Acho bacana essa coisa de ser sustentável e tal, eu particularmente, tenho que tomar vergonha na cara e parar de usar sacolas plásticas.. Mas, para quem usa, aí vai o alerta: Lave sua ecobag!!! Conforme verão na matéria abaixo, várias bactérias se acumulam nas ecobags, o que gera uma necessidade constante de lavagem!!!! E você, está fazendo o quê para ajudar o planeta?
As sacolas reutilizáveis que viraram item obrigatório para qualquer consumidor consciente podem ser foco de contaminação por bactérias como E. coli e Salmonella, de acordo com pesquisa feita na Universidade do Arizona e na Universidade Loma Linda, na Califórnia, nos EUA.


Os cientistas analisaram 84 sacolas de compras de consumidores nas cidades de Tucson, Los Angeles e San Francisco. De acordo com eles, as pessoas abordadas para participar do estudo não sabiam que é necessário lavar as sacolas regularmente.


"Os resultados sugerem uma ameaça séria à saúde pública, especialmente por bactérias como a E. coli, detectada em metade das sacolas analisadas", disse Charles Gerba, professor de ciências ambientais na Universidade do Arizona e coautor do estudo. "Os consumidores não estão a par dos riscos e da necessidade de higienizar as sacolas toda semana."


A quantidade de bactérias encontrada nas ecobags era grande o suficiente para causar problemas sérios de saúde e até a morte, em especial no caso de crianças pequenas, mais vulneráveis aos micro-organismos carregados pelos alimentos.


De acordo com o estudo, 97% das pessoas nunca havia lavado as sacolas. Uma limpeza bem feita poderia matar quase todas as bactérias que se acumulam nas sacolas, segundo Gerba.


O estudo americano afirma que um aumento súbito no uso de ecobags sem uma campanha de educação que explique como evitar a contaminação cruzada criaria um risco para a saúde pública. Ainda segundo os cientistas, a contaminação foi maior em Los Angeles do que em Tucson e San Francisco. O motivo seria o clima: quanto mais quente, mais as bactérias proliferam.


A pesquisa fez algumas recomendações para que os governos estimulem o uso seguro das sacolas, como imprimir instruções sobre a higienização periódica nas próprias ecobags e a realização de campanhas de edução pública.


Consumidores deveriam separar as sacolas usadas para transportar alimentos crus das demais e não carregar itens como roupas e livros nas sacolas de comida. "Como cientistas, nosso foco não era o mérito das sacolas de papel, plástico ou das reutilizáveis. Nosso objetivo era dar dados relevantes para informar melhor consumidores e legisladores sobre questões de saúde pública que poderiam surgir com o aumento do uso das sacolas reutilizáveis. Com essas informações, as pessoas podem proteger sua saúde e a de seus filhos", disse Gerba.


http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/759707-ecobags-ficam-contaminadas-com-bacterias-perigosas-para-a-saude.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...