segunda-feira, 21 de junho de 2010

A influência da estatura

Do alto dos meus quase, 1,80 metros... Posso dizer que, deve ser complicado ser baixinho..Como se não bastasse não ver nada em shows e outros eventos, situações que exigem um pouco mais de altura, agora os baixinhos ainda sofrem com os problema cardíacos..
O fato de ter uma estatura menor pode representar um perigo adicional para a saúde, principalmente em relação ao coração. A constatação é de um grupo de pesquisadores finlandeses coordenados pela médica Puula Paajanen, da Universidade de Tampere, que analisou 52 estudos realizados com três milhões de pessoas ao longo de 60 anos.


Durante a pesquisa, publicada recentemente no European Heart Journal, os estudiosos concluíram que os baixinhos possuem um risco 1,5 maior de ter doenças cardiovasculares e morrerem de forma prematura do que aqueles que apresentam maior estatura.


Entre as pessoas avaliadas, as mulheres que medem 1,53 metro têm maior tendência a desenvolver problemas cardíacos do que aquelas que possuem 1,66 ou mais. Em relação aos homens, aqueles que não passam de 1,65 correm mais riscos do que os indivíduos que medem 1,73 ou mais.


Apesar disso, a pesquisa indica que a menor estatura pode ser um fator adicional de risco para complicações no coração ao lado de aspectos como o colesterol alto e a obesidade. No caso das pessoas mais baixas, os especialistas recomendam que estas redobrem os cuidados em relação a algumas atitudes, como controlar o peso, o consumo de bebidas alcoólicas e o tabaco e realizar atividades físicas regulares.


http://coracaosaudavel.terra.com.br/fatores_integra.php?id=320

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...