terça-feira, 18 de maio de 2010

Maquiagem para homens

Quem é homem e nunca usou maquiagem que atire o primeiro pó compacto!! Kkkkk Achei muito bacana essa matéria que saiu na Istoé, é meio estranho mas hoje realmente usar maquiagem se tornou uma coisa meio normal. Não necessariamente uma maquiagem, mas os cuidados com a imagem, principalmente na ala masculina, cresceram bastante. Eu assumo, já usei e quando preciso, uso maquiagem, mas calma, é que para fazer algumas fotos profissionais, tem realmente de se usar pó compacto para a pele não ficar brilhosa, o que atrapalharia a foto, ser modelo não é fácil...
Não é de hoje que uma parcela da população masculina se rende aos cremes, aos tratamentos de pele e às tintas de cabelo – outrora, arsenais de beleza exclusivamente femininos. Agora, a última barreira estética que divide os gêneros começa a ser derrubada. É que muitos homens estão aderindo ao corretivo, à base e ao pó, entre outros itens de maquiagem, para hidratar e reduzir a oleosidade da pele e esconder imperfeições, como manchas e cicatrizes. “São executivos, de mais de 30 anos, que buscam produtos para disfarçar olheiras e minimizar o ar de cansaço”, diz Márcia Tristão, gerente da loja MAC, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Com a demanda, já há no mercado produtos desenvolvidos especialmente para eles, como a linha Monsier, da francesa Jean Paul Gaultier, com pó compacto, lápis para olhos e fluido energizante (o equivalente a uma base, que tapa os poros, encobre linhas de expressão e uniformiza o tom de pele). Há também a marca 4Voo, contendo corretivo, pó, batom (nude), hidratante para lábios, rímel (transparente) e delineador. Em geral, a pele do homem é mais oleosa ou ressecada. Mas isso não impede que eles usem produtos feitos originalmente para elas. Exemplo disso são os corretivos Cover & Block, da brasileira Dermage, usados por homens para eliminar olheiras.


Aos 29 anos, o publicitário Antonio Jotta desenvolveu alguns truques para melhorar o aspecto de sua pele sem parecer que está pintado. “Make é para mulher”, diz ele. “Mas ele pode ser transportado para o universo masculino quando se torna necessário.” Autor do blog sobre maquiagem www.makeyeah.com, Jotta usa cremes para manter a pele limpa e hidratada diariamente e só recorre aos produtos mais polêmicos para sair à noite. Para tapar os poros, corrigir imperfeições e uniformizar a pele, usa um corretivo e um preparador para maquiagem. “O homem não deve pesar a mão, senão perde a masculinidade”, sentencia. Jotta garante que não sofre retaliações nem mesmo da namorada. “Se ninguém nota, ninguém critica.”


Diferentemente dos povos da Antiguidade (leia quadro), homens maquiados são vistos com estranheza pela sociedade contemporânea. Ainda assim, Jotta não está sozinho. Uma pesquisarecente ouviu dois mil britânicos e constatou que um em cada dez homens já assaltou a bolsa de maquiagem de suas mulheres. Entre os itens estão rímel (15% deles admitiram o empréstimo) e base (10%). Mas só o tempo dirá se a tendência irá se espalhar. É bom lembrar que os metrossexuais dos cremes para pele e tintas para cabelo também sofreram preconceito até começarem a ser aceitos.

3 comentários:

  1. Eu não acho nada demais em maquiagem para homens...não sou metrosexual, mas não vejo nd contra em ser...até passaria essas coisas aew! :P

    ResponderExcluir
  2. não é machismo! mas não curto essas parada ai não! hehe...

    visite: http://nervozero.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...