terça-feira, 25 de maio de 2010

Compulsão Alimentar

Achei essa matéria super bacana, confesso que tinha outra idéia acerca de compulsão alimentar e agora vejo que muitos desses nossos ataques em comer muito de uma só vez, mesmo que de vez em quando também caracteriza a compulsão.. Perigoso heim galera..
Que é difícil resistir à farta mesa dos finais de semana e aos petiscos com os amigos durante o happy hour ninguém tem dúvidas. O problema está, no entanto, nas pessoas que abusam deste prazer e chegam a comer repetidamente mais de três vezes, ingerindo cerca de cinco ou seis mil calorias numa refeição. São comedoras compulsivas e precisam de ajuda para superar o distúrbio.

A doença é identificada se ocorre pelo menos três vezes durante a semana, com perda total de controle incluindo a rapidez na hora de ingerir o alimento. O tratamento deve sempre começar pela reeducação alimentar. Ou seja, adquirir o hábito de comer os alimentos certos, nas horas certas. O valor calórico nem é tão importante, mas sim, manter o relógio biológico condicionado a agir de maneira sistemática.

É indispensável ainda, entre uma refeição e outra, comer alguma coisa. Assim o organismo percebe que está sempre sendo reabastecido o que evita ataques de compulsão. Somente em casos em que a reeducação alimentar não resolver o problema, recomenda-se um tratamento psicológico, capaz de identificar as causas dos episódios de exagero na comida.

http://veja.abril.com.br/agencias/ae/comportamento/detail/2010-05-26-1071635.shtml

2 comentários:

  1. Confesso que eu mesma não sigo uma rotina alimentar muito certa, e agora que vejo o assunto lembrei que não comi nada desde o almoço! É sempre bom cuidar da saude, eu é que sou meio destrambelhada mesmo. Enfi, adorei o post, é de ultilidade publica... Vou fazer um sanduiche agora...

    ResponderExcluir
  2. Nossa.. eu também imaginava algo diferente sobre a compulsão alimentar...
    Interessante saber, ate para diagnosticar melhor estes ataques...
    Achei bem interessante a postagem!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...