terça-feira, 15 de junho de 2010

O que fazer com as armas?

Falou-se tanto no desarmamento, e agora a questão é o que fazer com as armas apreendidas... Sinceramente, achei que já estavam todas destruidas, pelo menos isso era o que se pregava... E agora, quem garante que essas armas apreendidas não estão sendo passadas para traficantes???
a Justiça decide que União não pode destruir armas da campanha do desarmamento.


A juíza federal Elizabeth Leão, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, decidiu em caráter liminar (provisório) que a União Federal não pode destruir as armas de fogo apreendidas na campanha do desarmamento. A decisão foi tomada no dia 10 de junho e divulgada nesta terça-feira. O Instituto do Patrimônio Histórico (IPH) entrou com ação civil pública argumentando que a União não deveria destruir todas as armas recebidas na campanha, mas avaliar quais delas mereceriam ser preservadas.


A legislação sobre a campanha prevê que todas as armas entregues à Polícia Federal, tanto as regulares quanto as irregulares, devem passar por perícia e ser obrigatoriamente destruídas. Na decisão, a juíza considera que a norma esbarra na garantia à proteção ao patrimônio histórico e cultural, previsto no artigo 216 da Constituição Federal. "Em uma pesquisa realizada na internet, notei a existência de muitos museus de armas. Dentre eles, ressalto o Museu de Armas da Polícia Civil do Distrito Federal, que através do seu acervo de armas pôde estudar o desenvolvimento da civilização humana relacionado com a produção de armas. (...) Tem-se, portanto, evidenciada a inegável importância da preservação do patrimônio histórico cultural no tocante às armas de fogo."


O órgão que faria a triagem das armas não foi definido, mas a juíza, por considerar que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) "poderia confirmar o caráter histórico dessas armas de fogo", intimou o instituto para responder se tem interesse no assunto. Com a decisão liminar, a União deverá manter as armas até que haja uma decisão final sobre o assunto, sob pena de multa diária.


http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/751389-justica-decide-que-uniao-nao-pode-destruir-armas-da-campanha-do-desarmamento.shtml

2 comentários:

  1. eh,quem garante que essas armas apreendidas não estão sendo passadas para traficantes -2

    Gostei do seu Blog de Uma Olhadinha no meu ?
    http://copiagaspar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. muuito bom o seu blog gostei do Post :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...