segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cotas, essa eu aprovo

Até que enfim uma proposta melhor... Essa proposta das cotas pelo menos parece ser mais condizente com o perfil da população brasileira. Porque esse negócio de segurar vaga para negros somente só gera mais discriminação, a população brasileira é muito diversificada, não há como distinguir um moreno, do pardo, do mameluco, do negro. O que se deve implantar são politicas públicas para melhorar o ensino no país e fazer um sistema de cotas que olhe não a cor mas a situação socio-economica do aluno. Um exemplo que tem dado certo é na Faculdade de Medicina e Enfermagem do Distrito Federal, onde são reservadas 40% das vagas para alunos que comprovarem ter cursado todo o ensino médio e fundamental em escola pública, isso sim é um sistema de cotas inteligente e democrático.

Proposta reserva 50% das vagas para alunos egressos de escolas públicas

A Conferência Nacional de Educação (Conae), que terminou na quinta-feira (31/03), aprovou a reserva de metade das vagas nas universidades públicas para alunos egressos de escolas públicas, sendo respeitada a proporção de negros e indígenas em cada Estado, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também foi sugerida a destinação para a educação de metade dos recursos obtidos a partir da extração do petróleo da camada pré-sal.

Do montante do pré-sal proposto para o setor, 30% ficariam com a União para investimento em educação profissional e superior e 70% com Estados e municípios para aplicação na educação básica. O documento completo com as propostas aprovadas na conferência estará disponível até o fim deste mês no site conae.mec.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...