sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Parabéns Professores!!

Muitos devem ter esquecido que dia é hoje...Mas to aqui para lembra-los e homenagear eles que, considero, exercem a profissão mais importante do mundo: Ensinar!! Parabéns Professores!! Lembrei desse texto do Içami Tiba que é super bacana e fala sobre a beleza de ensinar, reflitam sobre isso e vamos cobrar do governo incentivos e valorização dos professores.


Ensinar é transmitir o que se sabe para quem quer saber, portanto é dividir sua sabedoria. Mas é uma estranha divisão o que não segue as leis matemáticas, porque você divide, mas não perde o que era seu, pelo contrário, pode ganhar o que nem lhe pertencia. Ensinar faz o mestre rever seus próprios conhecimentos com possibilidades de atualizá-los. Os sentimentos de gratidão, admiração e respeito do aprendiz alimentam a alma do mestre. Portanto o ensinar é também trocar.

Ao transmitir, suas idéias poderão ser absorvidas, questionadas ou rejeitadas, pois quem as ouve pode contribuir com o que pensa sobre elas. Assim, seus conhecimentos deixam de ser subjetivos e passam para o objetivo campo da realidade exterior. Um conhecimento externado tem muito mais serventia que congelado dentro de si mesmo.

O mestre é um degrau para o seu aprendiz chegar à sabedoria. Quem ensina se alegra com quem aprende, porque passa a fazer parte do seu aprendiz através de uma semente de saber. Assim, cada vez mais o aprendiz sabe mais. Isso é natural. O aluno tem de superar o professor. O verdadeiro mestre se orgulha de ter sido um degrau na vida de seu aprendiz que venceu na vida. Ele se sente um dos colaboradores deste sucesso. “Ele foi meu aluno”.

O ensinar é realizador, prazeroso e gratificante. É como ver desabrochar a flor cuja semente você plantou. O conhecimento deve ser dosado pelo interesse e capacidade de aprendizagem do aprendiz. Muita luz pode cegar o olho acostumado à penumbra. O aprendiz além de receber o conhecimento, está absorvendo o prazer do mestre que nele se transforma em prazer de aprender. E o que se aprende não se esquece jamais. O sofrimento grava o sentimento e o não conhecimento.


É transitório e medíocre o abuso do poder do saber sobre quem não sabe. Este poder só alimenta a mesquinha vaidade pessoal. O verdadeiro alimento da alma é a grata alegria de aprender que o aprendiz lhe retorna através de afeto, admiração e respeito por você que lhe abriu as portas.


O “sabe tudo” está pondo um limite subjetivo ao seu conhecimento, acreditando-se onisciente. Isto é mania de querer ser Deus. A maior fraqueza do homem é querer ser Deus, pois a verdadeira sabedoria traz embutida a humildade. É saudável buscar a perfeição porém é mais perfeita a pessoa que a procura do que quem a encontra. A evolução da humanidade ocorreu mais por causa das inquietudes dos pesquisadores do que no repouso dos perfeitos. O verdadeiro mestre procura estar sempre aprendendo.

Ensinar é abrir a cabeça para perguntas. São as incomodativas questões que resolvem os acomodados neurônios em busca de novas respostas.

Pais saudáveis não só não desejam que seus filhos sejam ignorantes como gostariam que seus filhos continuassem de onde eles chegaram, que usassem como base tudo o que eles conseguiram para se lançarem para um vôo mais alto.

Ensinar é um gesto de generosidade, humanidade e humildade. É oferecer alimento saboroso, nutritivo e digerível àqueles que querem saber mais, porque Ensinar é um gesto de amor.

Içami Tiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...