domingo, 8 de agosto de 2010

Família..

Cheguei agora há pouco do evangelho e como nada é por acaso, hoje tivemos umas reflexões bem interessantes. Não sei se por coincidência, por ser dia dos pais, mas num certo texto, alguém ao comentá-lo disse que os amigos, nós escolhemos por afinidade, mas a família.. Ah, essa somos obrigados a aceitar e ponderou ainda que é na família onde temos nossos maiores aprendizados.. E realmente é, pensem: os amigos, por nos associarmos por afinidade, estarão sempre pensando do mesmo modo, mas a família não! Cada um tem um ponto de vista e querendo ou não, há a troca de idéias, a discussão, e esse intercambio, essa troca de experiências, é que gera madureza em nós...


Segundo o entendimento espírita, nós pedimos para nascer de tal modo, em tal lugar, em tal família, tudo com um propósito determinado... Nada é por acaso... Estamos em um constante aprendizado e todas essas situações são as formas que o mundo nos coloca para melhorarmos, aprendermos..


Hoje dia dos pais, tive a maior felicidade em parabenizar a minha mãe, não que meu pai não tenha importância, mas ele querendo ou não, foi um tanto quanto omisso, e agora? Me revoltar? Aí entra outra questão discutida hoje no evangelho, que nosso dever como filhos, é agradecer aos nossos pais pela vida, afinal, sem eles não estaríamos aqui. E o resto que dane-se.. Somos donos de nós mesmos, temos de sempre buscar o lado bom das coisas.. E uma coisa é certa, não podemos mudar o passado, mas temos como melhorar o futuro! Ficar revoltado, tentando achar traumas no passado para justificar o presente é coisa de gente fraca, temos de tomar as rédeas de nossa Vida.


Apesar de ter um pai não muito presente, minha mãe foi uma mãezona, e meus irmãos, por parte de mãe são maravilhosos, tanto que meu irmão mais velho, a quem chamamos de Dedé, aproveitando que hoje é dia dos pais, é um paizão para todos nós. Ele é um grande exemplo, não só para nós, mas para todos realmente, é um cara fenomenal, batalhador, íntegro, responsável, humilde, é o cara.


Uma coisa que admiro muito no meu irmão é a responsabilidade, não a responsabilidade no entendimento de fazer tudo certinho mas de assumir os seus atos e suas conseqüências, prova disso foi ter assumido a paternidade da minha sobrinha Nicinha, quando essa tinha vinte e tantos anos.. Agora imagine, do nada, aparecer uma filha já adulta e você assumi-la, dar atenção, carinho, investir na educação, mudar a vida completamente da pessoa, despontar não apenas como pai mas dar a oportunidade para uma pessoa que nunca teve chance alguma na vida, isso não é para qualquer um.. Depois contarei a história de superação dessa minha sobrinha, é realmente emocionante.. E confesso, é a minha sobrinha favorita... E há inúmeras coisas que poderia aqui elencar para mostrar que meu irmão é um grande homem e pai, mas deixemos para outrora, só quero deixar claro que você Dé, é o cara!!


Enfim, como disse no início, essa questão da família é de suma importância na vida da gente, é ali que aprendemos a ser gente, sermos honestos, ter responsabilidade, criar juízo sem ao menos saber o que esse bichinho come...


Para fechar esse meu devaneio, lembrei aqui de um dia em que, conversando com minha mãe, perguntei pra ela por quê ela havia se casado com meu pai, afinal, são tão diferentes.. Ela pensou um pouco e retrucou: Se eu não tivesse casado com ele você não teria nascido!! Ai ai, sábia dona Felicia.. Realmente, tem coisas que não dá para explicar, só sei que nada é por acaso, tudo tem um objetivo..


Boa noite crianças, tá tarde, vão dormir!!

Um comentário:

  1. Tico, concordo com você em gênero,número e grau, pois nosso irmão Dedé é um verdadeiro pai para todos nós. Com 8 anos de idade assumiu a responsabilidade, junto com mãe, de ajudar a criar as 3 irmãs menores quando pai faleceu. É por isso e por muito mais que ele tem uma parceria forte com Deus.Ele lá em cima direcionando e Dedé aqui em baixo sendo instrumento para Deus operar maravilhas na vida de todos que cruzam o caminho dele. Você realmente é o cara Dedé. Te amo infinitamente. Beijos no coração.
    Sua irmã,
    Aninha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...