sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Síndrome de fadiga crônica

Chegou o fim do ano, e você, assim como eu, está estressado(a)? Sem explicação? Dá aquela canseira? Pode ser a síndrome da fadiga crônica.. Faça como a Tina do BBB, pegue umas panelas, comece a bater, dê uma de louco, mande todo mundo praquele lugar..

Segundo pesquisa de uma associação voltada para o estudo do estresse, Isma-BR (Internacional Stress Management Association - Brasil), o nível de estresse aumenta em 75% nesta época do ano.

Mas independente do estresse que acomete muitos, existe aquele cansaço inexplicável que não é aliviado nem mesmo com repouso, trata-se da Síndrome de Fadiga Crônica.

Uma das queixas mais frequentes em consultórios médicos é a de cansaço. Geralmente, são pacientes que já procuraram vários profissionais e não conseguem um diagnóstico preciso. Na maioria das vezes ocorre em mulheres. Muito diferente do cansaço habitual após grandes esforços físicos, como os feitos numa micareta.

Alguns relatam infecções três a seis meses antes, melhoram de todos os sintomas e permanecem cansados, outros começam a apresentar os sintomas lentamente.

SFC atinge 4% da população, incidência maior em mulheres.

Os critérios diagnósticos foram definidos em 1988 pelo Departamento de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos (CDC) e atualizados em 1994. Além da fadiga intensa, o paciente deve apresentar pelo menos quatro dos sintomas abaixo:

- Dor na garganta recorrente- Gânglios no pescoço ou nas axilas- Dor muscular- Dor em múltiplas articulações- Cefaleia- Sono não restaurador- Mal-estar após exercícios físicos- Perda de memória e concentração

O diagnóstico ainda é polêmico, muitos estudos ainda procuram conhecê-la melhor. De qualquer forma, pode representar uma quebra do equilíbrio normal de funcionamento do organismo, como por exemplo, ocorre no estresse. Pode sinalizar um desequilíbrio na relação harmônica mente-corpo.

Na avaliação inicial, uma ampla investigação clínica é fundamental. Doenças renais, cardíacas, hepáticas, anemia, câncer, desordens hormonais, obesidade severa, uso de álcool e drogas, distúrbios alimentares, depressão e efeitos colaterais dos medicamentos devem ser pensados sempre. O que sobra por exclusão deve ser denominado como SFC.

O tratamento envolve esclarecimento do paciente e familiares. O tratamento com medicamentos pode envolver analgésicos, antiinflamatórios e antidepressivos entre outros. O acompanhamento psicológico (cognitivo-comportamental) também é importante, além dos exercícios físicos aeróbicos programados.

Fonte: Prof. Dr Joel Rennó Jr. é psiquiatra (HC-USP)

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/fadiga01.htm

Um comentário:

  1. Agradeço ao Dr. James por sua ajuda em diminuir meu mioma uterino de longo prazo. Tive dores pélvicas, menstruação intensa e inchaço. Fui para o hospital e fui diagnosticado com mioma e aconselhado a ir para a cirurgia. Eu estava com medo e fui online para obter mais informações e remédios sobre mioma. Felizmente, encontrei o medicamento natural do Dr. James para mioma. Estendi a mão para ele, e ele me preparou com seu medicamento fitoterápico para a redução de miomas, e usei o remédio que ele receitou para mim e meu mioma desapareceu totalmente e agora faz mais de um ano desde que fui curado. Seu remédio herbal é fácil de beber, sem efeitos colaterais. Se você conhece alguém que sofre dessas doenças ou com algum problema de saúde, deve entrar em contato com o Dr. JAMES para obter tratamentos naturais. Seu remédio de mistura de ervas é fácil de beber, sem efeitos colaterais. Dr. James tem cura para doenças como SOP, verrugas plantares, cisto ovariano, doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer de pulmão, câncer de mama, câncer colo-retal, câncer de sangue, câncer de próstata, epilepsia doença de Dupuytren, doença celíaca, doença de Creutzfeldt-Jakob , Antipatia Amilóide Cerebral, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Fibromialgia, Toxicidade por Fluoroquinolona
    Síndrome Fibrodisplasia Ossifica Esclerose de Progresso, Convulsões, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical. Asma, Doenças alérgicas, DPOC, Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose, Lúpus, Doença de Cushing, Insuficiência cardíaca, Esclerose Múltipla, Hipertensão, Doença de Lyme, Câncer de sangue, Câncer cerebral, Câncer de mama, Câncer de pulmão, Câncer de rim, HIV / AIDS, Vírus de herpes, Hepatite B, Inflamatório hepático, Diabetes , Fibroid. Contate este grande homem em seu e-mail e obtenha uma cura permanente para suas doenças. Endereço de email do Dr. James drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...